segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Envelhecimento Saudável e feliz!!!


A expectativa de vida cresceu e, com ela, aumentou também o número de idosos no país, que já ultrapassa os 13 milhões; ou seja, 8% da população brasileira. Só a cidade de São Paulo possui aproximadamente um milhão de idosos, que representam 9,32% da população total. Com o intuito de fornecer um serviço público aos idosos da cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou, em setembro de 2004, o Centro de Referência da Cidadania do Idoso. Mais conhecido como Creci@, o projeto atende a cerca de 2.700 idosos por mês (250 por dia, em média), vindos de todas as regiões de São Paulo.

Trata-se de um espaço de reinserção social, em que os idosos participam de uma programação de atividades que desenvolvem suas potencialidades e proporcionam momentos de prazer, descontração e lazer. “Com as aulas de Yoga que faço aqui, aprendi a enfrentar os limites que a idade impôs a meu corpo”, felicita-se Maria Aparecida Zimmermann, de 70 anos, que participa do grupo há dois meses. “No Creci@, eu ocupo a minha mente, em vez de ficar na minha casa sozinha. Aqui eu aprendi a não ficar deitadinha o dia todo ou me entregar facilmente à cadeira de rodas”.

O projeto tem como objetivo central transmitir informação, através de um atendimento de ouvidoria, além de propor a capacitação dos idosos. Para isso, são oferecidas oficinas culturais, teatro, cinema, palestras e debates referentes a assuntos interessantes à 3ª idade, como aposentadoria e financiamento bancário. “Nosso trabalho visa a ensinar novas linguagens ao idoso e fazer com que ele aprenda a interagir com o próximo”, afirma Sandra Regina Gomes, de 49 anos, assessora técnica do segmento idoso da prefeitura.

Um dos atendimentos mais disputados é o Telecentro, onde os beneficiários aprendem a utilizar o computador e são inseridos no mundo digital. “As aulas de computação respeitam sempre o ritmo dos idosos. Suas dificuldades são discutidas e orientadas”, relata a assessora do projeto. O Creci@ conta ainda com um centro de convivência, onde há confraternização entre os freqüentadores, uma biblioteca, sistema de cadastro de idosos e de serviços favoráveis a eles.

Em busca de melhorias nas condições de vida do idoso, o projeto promove lazer, educação e oferece informação, o que dificulta a depressão e a solidão, muito comuns na 3ª idade. O trabalho preventivo, realizado no Creci@ através do conhecimento e da ocupação, aumenta a auto-estima e a autonomia dos “velhinhos”, além de diminuir o déficit de memória. Afinal, viver mais requer melhores condições culturais, sociais, de saúde e novos planos de vida para a 3ª idade.

Nenhum comentário: