terça-feira, 25 de setembro de 2007

O melhor amigo do homem... e do idoso também

"Senta. Deita. Dorme. Dá a patinha”. É assim que mais de dez idosas, com idade entre 60 e cem anos, se divertem nas manhãs de terças-feiras na casa de repouso Recanto da Vovó. Com o intuito de promover atividades físicas e lúdicas a partir da interação entre idosos e animais, a Associação Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração desenvolve o Projeto Cão do Idoso. Através dele, mais de 300 idosos, moradores das casas de repouso Mão Branca, Ondina Lobo, Recanto da Vovó e Vivência Feliz, recebem atendimento em suas diversas necessidades, sejam elas emocionais, mentais, físicas e sociais.

“O objetivo do Projeto Cão é desenvolver a interação entre o idoso e o cão para depois colher os benefícios que esta relação traz para todas as áreas da saúde do homem. Esta é uma forma de melhorar a qualidade de vida, o bem estar, a integridade e o respeito aos idosos institucionalizados”, explica o fisioterapeuta do Projeto, Vinícius Fava Ribeiro, de 26 anos. Para isso, a entidade conta com a participação de 54 cães, 70 voluntários, dentre eles, veterinários, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, adestradores de animais e assim por diante.

Para atender a todas as necessidades dos idosos, o projeto realiza dois tipos de trabalho: as Atividades Assistidas por Cães e a Terapia Assistida por Animais. No primeiro deles, a cada 15 dias, voluntários e seus cães visitam os asilos cadastrados para dar atenção e carinho aos idosos. Além de alegria e distração, as visitas oferecem um pouco de entretenimento para aqueles que poucas vezes saem de suas rotinas. Já no caso da Terapia Assistida por Cães, o trabalho envolve a participação de profissionais da área de saúde, cães selecionados e previamente treinados. O animal passa, então, a ser uma ferramenta de reabilitação física e tratamento psicológico do paciente.

“Desenvolver atividades físicas e psicológicas a partir de brincadeiras com os cães é uma forma de oferecer ao idoso a oportunidade de acabar com a inatividade na Terceira Idade”, conta Vinícius. Mas os benefícios trazidos pela interação homem-animal não param por aí. Além de ajudar os idosos a se sentirem menos solitários e deprimidos, já foi comprovado cientificamente que a visita dos animais pode reduzir a pressão arterial, o colesterol e freqüência cardíaca.

Para a psicóloga do Projeto, Ana Luísa Penteado, de 24 anos, os benefícios são ainda maiores. “A partir do contato com os cães, os idosos se tornam mais sociáveis. Eles passam a se interessar uns pelos outros e a se respeitarem mutuamente”, afirma.

As idosas do Recanto da Vovó aprovam os exercícios e confirmam os benefícios trazidos pelo Projeto. “Não perco uma única oportunidade de vir brincar com os cachorros. Sem perceber, acabo fazendo exercícios, me divertindo e lembrando dos inúmeros bichos de estimação que tive quando era mais moça. O importante é aproveitar a vida com coisas que nos trazem prazer e felicidade”, comenta Paulina Branco de Araújo, de 99 anos.



Nenhum comentário: