sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Álcool ou...Alga?


Substituta da soja?

Discussões acerca de novos meios de produzir-se combustível, sem que haja a agressão do meio ambiente, já são mais do que constantes.

A disputa pelo lugar da antiga gasolina e do ultrapassado diesel já está acirrada entre produtores de etanol, biodiesel e....alga?

Essa é a novidade do momento no meio ecológico. Algumas empresas norte-americanas estão apostando suas fichas no ser-vivo aquático como uma das fonte energéticas alternativas do futuro.

Estudo aponta que certas espécies de algas-verdes podem ser até 100 vezes mais produtivas do que a afamada soja e são efetivas matérias-prima de biodiesel. E, mais um ponto a favor da plantinha: o cultivo não necessitaria de grandes espaços para ser realizado.

Porém, para ser uma matéria-prima eficiente, há ainda a necessidade da superação de certos probleminhas que barram a produção de algas em larga escala.

O mecanismo de controle sobre o crescimento delas ainda é desconhecido e, além disso, a extração do óleo requer o uso de métodos químicos, ainda não tão desenvolvidos.
Mais uma opção limpa para o mundo. Agora é torcer para que as verdinhas-marinhas possam um dia contribuir efetivamente para o bem de tantas outras plantinhas.

Nenhum comentário: